A gastar 400 mil euros por hora, Tesla morre em Agosto!
A Tesla exibiu uma invejável pujança este mês, mostrando não só o seu primeiro camião eléctrico, o Semi, como também o novo Roadster que, com uma aceleração até aos 96 km/h em 1,9 s, se faz anunciar como o mais rápido automóvel alguma vez produzido em série… quando começar a ser feito, em 2020. Mas correrá a vida tão bem como aparenta a Elon Musk? São já vários os analistas financeiros a chamar a atenção para a forma quase absurda como a Tesla "derrete" dinheiro diariamente e o perigo que corre para um final… a muito curto prazo!
Dados da agência financeira Bloomberg apresentam um quadro muito mais negro para a empresa de Elon Musk. A Tesla está a gastar ao ritmo de oito mil dólares (6720 euros) por minuto, ou seja 403.200 € por hora! A Bloomberg leva a sua análise mesmo a um extremo tenebroso: se nada for feito e os gastos continuarem a este ritmo, a Tesla gastará todo o dinheiro de que dispõe no dia 6 de Agosto, mais precisamente às 2h17 de Nova Iorque!
O dinheiro sai quase à mesma velocidade a que o Roadster acelera até aos 100 km/h, pelos investimentos necessários para a produção do Model 3 que se atrasou, ao ponto de não conseguir ainda contribuir para a entrada de capitais, quando já o deveria estar a fazer. A Tesla continua a afirmar que tem dinheiro suficiente para aguentar todos os seus compromissos até o fabrico do Model 3 entrar na sua velocidade de cruzeiro de cinco mil unidades por semana, em finais de Março. A partir daí, será aquele modelo a alimentar as necessidades de dinheiro da marca.
Segundo muitos analistas económicos, contudo, será muito difícil Elon Musk salvar-se de ter de fazer mais um aumento de capital, de forma a poder suportar as despesas com os juros das dívidas contraídas anteriormente. O que terá como consequência a possível diminuição da sua posição na Tesla…
Bob Lutz – que, além de um "design" atraente, não vê nada nos Tesla que a GM não possa fazer igual ou melhor e mais barato! – voltou à carga: "Sempre que há um problema grave que obriga a um aumento de capital, Musk tira um ‘coelho da cartola’ para distrair os accionistas: ao primeiro problema surgiu a Gigafactory; ao segundo, vamos a Marte; no seguinte, perfuramos Los Angeles para viajarmos por baixo da terra; e agora foi a vez do semi-Semi e do Roadster!".
Artigos Relacionados
Estes artigos podem interessar: